Adesivo estrutural: o que é e qual escolher?


 

Você sabia que o adesivo estrutural é uma das soluções mais inovadoras utilizadas na construção civil? Exatamente. 

Sabemos que em projetos de obra, seja nas grandes construções ou nas pequenas reformas, podem surgir problemas pontuais, que necessitam de uma solução imediata e com grande desempenho. 

Esse é o caso dos adesivos estruturais, que por conta de suas diversas aplicações, vem ganhando cada vez mais espaço nas obras. Quer entender mais sobre ele e o porquê ele é tão utilizado? 

Continue a leitura!

O que é um adesivo estrutural?

O adesivo estrutural é um produto feito com base de poliuretano, e na maioria das vezes é encontrado como um material líquido e pegajoso, bem semelhante a uma cola estrutural. Seu objetivo é colar diferentes materiais e estruturas, tarefa que desempenha muito bem por conta de suas características de ligação e resistência. 

Ele permite ligações permanentes entre dois ou mais componentes, oferecendo a resistência necessária para as superfícies que estão presentes. 

Para que o adesivo estrutural funcione de maneira adequada, é importante que você tenha em mente quais serão as características dos materiais que serão colados, assim como as combinações de adesivo que podem ser utilizadas. 

De forma geral, a propriedade mais utilizada e recomendada para que o adesivo estrutural ofereça uma excelente aderência a superfícies é a molhabilidade. É ela que permite a absorção do material, garantindo que ele funcione corretamente. 

Quais as funções do adesivo estrutural e como é feita sua adesão?

A principal função do adesivo estrutural para concreto é unir duas ou mais partes. Mas, ele pode ter outras funções de acordo com sua aplicação e superfície. 

Por exemplo, por não precisar de parafusos ou outros componentes para ser utilizado, ele pode funcionar como um produto estético, já que mantém as superfícies uniformes. 

Além disso, ele serve como aquela solução imediata para solucionar um problema de última hora. Sua adesão pode ser realizada de três formas:

  • Química: formando ligações entre o material ou superfície e o adesivo;
  • Mecânica: preenchendo poros, buracos, espaços e imperfeições;
  • Absorção ou difusão: quando o adesivo se mistura em nível molecular ao material.

Onde o adesivo estrutural pode ser aplicado?

A versatilidade do adesivo estrutural permite que ele seja aplicado em diversos locais, tornando seu uso bem abrangente na construção civil. Entre suas principais aplicações estão:

  • Vedação de juntas: ele evita a perda da pressão ou de líquidos, protegendo contra a corrosão enquanto bloqueia a penetração de condensação;
  • Juntas magnéticas: permite que a união seja mais rápida e duradoura em ímãs permanentes de alnico, ferrita, entre outras superfícies;
  • Adesão de metais: o adesivo possui uma colagem simples e otimizada para cumprir as principais necessidades na aplicação em metais;
  • Múltiplas superfícies: o adesivo estrutural é altamente resistente, permitindo a união de diferentes substratos e materiais em vários tipos de superfícies;
  • Materiais plásticos e compostos: as propriedades desse produto faz com ele seja capaz de unir de forma resistente e duradoura diversos plásticos e compostos, incluindo as poliolefinas
  • Encapsulamento: neste tipo de aplicação, o adesivo estrutural proporciona reforço mecânico às montagens, preenchendo os espaços e protegendo os componentes da exposição a umidade, vibrações, choque e produtos químicos. 

Além dessas aplicações, o adesivo estrutural também é utilizado em aplicações em veículos especiais da agricultura e construção e, em alguns casos, em eletrodomésticos. Isso porque ele ajuda a diminuir os níveis de vibração e ruído nesses itens. 

Quais os tipos de sistemas adesivos mais utilizados na construção civil?

Além do adesivo estrutural, existem outros tipos de materiais na construção civil e que atuam com a mesma funcionalidade: unir superfícies. Abaixo separamos as principais e suas características. 

Adesivo branco: fabricado com base de acetato de polivinil ou PVA. São muito utilizados em madeira e cerâmica porosa, porém não apresenta resistência à água, sendo fácil de usar e com longo tempo de secagem. 

Resina epóxi bicomponente: é um adesivo considerado endurecedor. Ele possui alta resistência à água e ácidos, sendo altamente durável. Sua aplicação é indicada para peças de metal, pedras, cerâmicas e alguns plásticos mais duros. 

Adesivo incolor híbrido: é uma solução de alto desempenho e resistência, podendo ser aplicado em diversos locais, inclusive embaixo de água. Seu uso é indicado para aplicações em telhas, metais, vidros, calhas, pedras, mármores, cerâmicas, madeiras, concreto e azulejos. 

Adesivo instantâneo: possui secagem bem rápida, por isso, é recomendado para vidros, metais, cerâmica e alguns plásticos, contanto que não sejam flexíveis. 

Adesivo de contato: é um produto fabricado à base de borracha. Com isso, pode ser aplicado em superfícies laminadas, folheadas e outros espaços grandes e que demandam de manutenções, sem esforços.

Adesivo PU:  fabricado à base de poliuretano, esse tipo de adesivo possui alta resistência à água e pode ser utilizado na maioria dos plásticos, vidros, metais, borracha, vinil e cerâmica. 

Adesivo de silicone: um dos mais utilizados em ambientes que possuem grandes variações de temperatura e demandam alta resistência à água. Pode ser aplicado em diversos materiais da construção civil. 

Adesivo para tudo PVC: é um adesivo para esse material, muito utilizado em projetos de obras. É comum que ele seja aplicado em diferentes momentos, desde a instalação, até a manutenção e reparos. 

Como você pôde perceber, existem diversas opções de adesivos que podem ser utilizados em seu projeto. Desde etapas de construção até manutenções. Sempre vai ter uma solução resistente, duradoura e recomendada para sua obra. 

Vantagens dos adesivos estruturais

O adesivo estrutural é um produto praticamente universal, permitindo que seu uso possa ser explorado em uma gama de materiais e superfícies que tornam os projetos mais criativos e inovadores.

Mas, essa não é a única vantagem de contar com ele em seu projeto. Confira abaixo outros benefícios que ele oferece: 

  • Elimina e reduz, de forma significativa, os gastos com fixação; 
  • Melhora da estética, quando comparado com as fixações mecânicas;
  • Tem menor tempo de processamento e finalização;
  • Reduz dos custos com materiais;
  • Tem fácil uso;
  • Melhor custo-benefício.

Onde encontrar o melhor adesivo estrutural para sua obra?

Os adesivos estruturais possuem funções bem importantes, tanto na manutenção quanto na idealização de uma obra. Com a necessidade de inovar no mercado civil, o produto surgiu como a melhor solução para substituir, em alguns casos, os sistemas de fixação. 

Tornando os projetos mais econômicos, resistentes e duráveis, graças as suas propriedades. Sabemos que muitas vezes é difícil encontrar produtos com alto desempenho e que ofereça todas as vantagens que citamos. Sem falar no momento de decidir qual é a melhor opção. 

Para isso, você pode contar com a CAC, a maior distribuidora de materiais para construção, tem tudo para a sua obra! Inclusive adesivos estruturais. Aqui, você encontra soluções para todas as etapas e necessidades. 

Além disso, conta com uma equipe especializada que te ajuda a identificar qual é a melhor opção para sua demanda. Evitando que você gaste mais do que deveria com soluções que não suprem suas necessidades.

Por isso, na hora de escolher o adesivo estrutural perfeito, fale com a Comercial Antonio Carvalho. Aqui, você encontra tudo e um pouco mais para garantir a qualidade e excelência da sua obra. 

E se você quiser entender mais sobre construção civil e materiais que otimizam a execução de projetos, é só clicar aqui e conferir nosso blog!

Pague com
  • Pix
  • proxy-pagarme-v4
Selos
  • Site Seguro

comercial antonio carvalho - CNPJ: 02.559.428/0001-02 © Todos os direitos reservados. 2024