Resina epóxi: tudo o que você precisa sobre o material tendência da construção civil



 

Com certeza você já ouviu falar sobre resina epóxi. Ela é bastante conhecida e utilizada na construção civil, principalmente para a aplicação de pisos, já que possui propriedades impermeabilizantes. 

Mas calma, se você ainda não sabe o que é resina epóxi ou deseja conhecer mais sobre ela, suas vantagens e aplicações, este conteúdo foi feito para você. Continue a leitura para aprender mais sobre o tema.

O que é resina epóxi?

O termo epóxi se refere a um plástico termofixo que passa por uma ativação através de um catalisador, um agente que acelera uma reação química. Já termofixo é a denominação utilizada para materiais que não sofrem alteração com a mudança de temperaturas.

Dessa forma, podemos dizer que a resina epóxi é um plástico poliepóxido que endurece e torna a superfície onde foi aplicada lisa e rígida após o contato com um agente catalisador. 

A resina epóxi já existe no mercado há muito tempo, mas somente nos últimos anos ganhou notoriedade no mercado da construção civil e da decoração de interiores. Hoje, ela é muito utilizada para pisos monolíticos, que possuem um alto valor estético devido à qualidade do seu acabamento. Outro ponto que a torna muito favorável para o uso nas obras é que a resina epóxi é alto nivelante.

No setor industrial, no entanto, ela já é amplamente utilizada há décadas justamente por conta de sua alta resistência, durabilidade e fácil limpeza.

Onde é possível aplicar a resina epóxi?

A resina epóxi é um material bastante versátil e a sua variedade de aplicações e superfícies é o que faz com que seja amplamente utilizada no mercado.

Ela pode ser aplicada em:

  • Pisos cerâmicos;
  • Porcelanatos;
  • Pedras;
  • Ardósia;
  • Contrapiso.

Devido à sua característica de ser um excelente impermeabilizante, ela pode ser aplicada em todos os ambientes da casa, desde cozinha, banheiro, até quartos e salas. 

Onde não se deve aplicar a resina epóxi?

Apesar de todas as suas aplicações e qualidade, ela não é indicada para o uso em madeira. Como a madeira sofre bastante dilatação com as variações de temperaturas, ela pode acabar comprometendo o tempo de vida útil do material.

Também não é muito recomendada para aplicação externa, devido às mudanças de temperatura e por conta da grande incidência de raios ultravioletas, que comprometem sua qualidade e durabilidade.

Por ser bastante líquida, também não é recomendado aplicá-la em paredes e tetos. Como são estruturas verticais, não é possível realizar o nivelamento para garantir sua qualidade e acabamento.

Como aplicar a resina epóxi

Aplicar a resina epóxi não é uma tarefa muito difícil. No geral, é bem rápida, simples e não faz sujeira, mas isso não significa que não é necessário ter cuidado durante a aplicação.

Normalmente, a resina é aplicada sobre e chão e um rodo é utilizado para ajudar a espalhar o material sobre a superfície. Como a secagem é rápida, neste momento, algumas bolhas podem acabar surgindo, comprovando a necessidade de um profissional para ajudar na aplicação e garantir um acabamento perfeito.

Para garantir o máximo aproveitamento das propriedades do material e sua excelente performance, separamos algumas dicas que irão te ajudar a garantir o acabamento perfeito. Confira:

  • Assim como qualquer revestimento e impermeabilizante, antes da aplicação a superfície deve estar livre de impurezas, seca e lisa. A ausência de cuidado com esses itens pode afetar significativamente o desempenho final da resina.
  • Para ter um piso de alta qualidade, é preciso também garantir produtos de alta qualidade.
  • Atente-se às especificações e recomendações do fabricante. Siga o recomendado em relação ao preparo, quantidade de produto e técnicas de aplicação para garantir o máximo desempenho do produto.
  • Contrate uma mão de obra especializada. Materiais químicos, em geral, possuem muitas especificações e exigem profissionais especializados para evitar que falhas de desempenho do produto.

Descubra todas as vantagens da resina epóxi

Como você já pode ver ao longo deste conteúdo, a resina epóxi possui diversas vantagens que fazem com que seja amplamente utilizada pelo mercado da arquitetura, construção civil e industrial. Para entender mais sobre cada uma de suas vantagens, continue a leitura:

  • Acabamento: a resina epóxi é excelente para acabamentos, seja ele brilhante ou fosco. O material pode ser encontrado das duas formas.
  • Durabilidade: o piso que utiliza resina epóxi se destaca, principalmente, pela sua durabilidade, tolerando diversos tipos de agentes químicos, motivo pelo qual é amplamente utilizado no setor industrial.
  • Variedade de cores e estampas: a versatilidade desse material é imensa, com uma ampla gama de cores, estampas e desenhos que podem ser utilizados para fim decorativo. É possível, inclusive, alcançar um efeito 3D utilizando a resina epóxi.
  • Impermeabilizante: a resina é totalmente impermeável, impedindo que o piso absorva líquidos e manche com o tempo.
  • Solução rápida: a aplicação da resina é bastante rápida, por isso é uma excelente opção se você tem pressa para entregar o seu projeto. Dependendo do tamanho do ambiente, é possível realizar sua aplicação em horas. Ela também não faz sujeira e não acumula entulhos, o que traz bastante economia em relação ao descarte de resíduos.
  • Piso monolítico: já se deparou com aquele piso liso, sem juntas e rejuntes? Ele se chama piso monolítico justamente por causa dessa característica e é uma grande tendência da decoração de interiores. Por isso, quem deseja uniformidade e um design mais clean, optar por um piso de resina epóxi monolítico é uma ótima opção.
  • Fácil limpeza e manutenção: esse tipo de piso praticamente não precisa de manutenção. É muito fácil de ser limpo, podendo ter sua limpeza realizada normalmente com vassouras ou pano umedecido em sabão neutro.
  • Pode ser aplicada sobre outros revestimentos: está pensando em trocar o revestimento do seu piso e aplicar a resina epóxi? Você ficará feliz em saber que não é preciso tirar o revestimento antigo. Com exceção de superfícies de madeira que podem sofrer dilatação, a resina epóxi pode ser aplicada diretamente sobre qualquer outro tipo de piso e material.

Qual o preço médio da resina epóxi e onde posso encontrar?

A resina epóxi pode ser facilmente encontrada em depósitos e distribuidoras de materiais de construção, como a Comercial Carvalho, referência na distribuição de materiais para indústria, revenda e construção em São Paulo e também no Brasil.

No geral, o preço fica em torno de R$150 e R$300, podendo variar de acordo com a marca, a quantidade de produto e o local onde for comprado. Na CAC você encontrar as melhores soluções sempre com o melhor preço do mercado.

As 4 formas de fazer um revestimento com resina epóxi

Se antes a resina epóxi era utilizada como revestimento de chão de fábrica, galpões e indústrias, hoje é bastante utilizado como um diferencial de design. Ele também é conhecido como porcelanato líquido por conta de todas as propriedades já citadas anteriormente.

Mas sua versatilidade não fica apenas na diferença de ambientes, cores e superfícies de aplicações. Existem, basicamente, 4 formas de fazer um revestimento com a resina. Vamos ver cada uma delas.

Piso autonivelante

É aplicado com desempenadeira e rodo, e a resina epóxi, por si só, já realiza as correções de desníveis no substrato. Com essa aplicação, é possível garantir o melhor acabamento estético. É indicado para locais com alto tráfego, como chão de fábrica, indústria, estacionamentos, etc.

Multicamadas

Aqui é feita uma sobreposição de camadas com a resina epóxi, realizando a aspersão de quartzo enquanto a resina ainda está líquida, podendo ainda receber uma fina e superficial camada de acabamento. 

Com a aplicação de multicamadas, a espessura do piso fica maior, melhorando também a resistência. Amplamente indicado para garagens, estacionamentos internos, quadras esportivas, hangares, entre outros.

Espatulado

É o tipo de aplicação que confere maior resistência à abrasão e compressão. Não possui autonivelamento e não deve ser utilizado em ambientes que serão lavados com frequência. É muito utilizado para a recuperação de piso degradados, como em indústrias com movimentação de maquinário pesado.

Pintura epóxi

É uma aplicação superficial e rápida, que pode ser feita com rolo ou maquinário próprio. É recomendado para a manutenção de um revestimento que já existe, garantindo um bom acabamento superficial. Mas atenção, a pintura por si só não corrige imperfeições. Indicado para centros comerciais, quadras de esportes e estacionamentos.

Onde encontrar as melhores opções de resina epóxi?

Se você está a procura de resina epóxi para seus projetos, a Comercial Carvalho é a sua melhor escolha. Há mais de 23 anos no mercado, a CAC é líder na distribuição de materiais de construção para todo o Brasil. Trabalhamos apenas com as melhores e mais reconhecidas marcas do mercado, a fim de garantir produtos de alta qualidade e performance para seus projetos.

Mas nossas soluções não são os únicos diferenciais. A CAC possui um time de especialistas prontos para te atender, tirar todas as suas dúvidas e indicar as melhores soluções e produtos para a sua necessidade. Além disso, também garantimos a entrega sempre no prazo. 

Isso é por causa do nosso setor logístico próprio, que está preparado para realizar entregas em todo o Brasil e em até 48h na Grande São Paulo, Litoral e interior de São Paulo. 

E você ainda pode encontrar uma variedade de produtos em um só lugar, como adesivos, silicones, massa epóxi, produtos para impermeabilização, fixação, pintura, proteção e muito mais. Seja para a indústria, a revenda ou para a sua construção, a CAC possui todas as soluções que você precisa. 
Clique aqui e entre em contato para conhecer mais ou solicitar um orçamento.

Pague com
  • Pix
  • Pagar.me V2
Selos
  • Site Seguro

comercial antonio carvalho - CNPJ: 02.559.428/0001-02 © Todos os direitos reservados. 2023